Acabo de receber os livros do projeto "Leia para uma criança", do Itaú Social. Li os dois e darei minha opinião de "quase vegana" a respeito deles, após ler o ponto de vista de outras duas amigas, uma vegetariana e outra vegana.
O primeiro, Selou e Maya, mostra a visão de duas crianças a respeito de suas fantasias infantis e crenças no futuro através do meio onde vivem, isso inclui animais e o trato com ele. Eu leria este livro para uma criança mas na sequência a faria pesar sobre a origem do leite, o trato de animais em circos onde essa prática ainda não foi proibida por motivos claros de crueldade com os animais, e sobre conviver com outras espécies, em uma passagem do livro o garoto expulsa o jacaré do rio para que ele possa entrar. Quem chegou antes lá, o garoto ou o jacaré? Então... faria a(s) criança (s) pensarem a respeito da convivência e o respeito com o lar desses animais.
O segundo, Poeminhas da Terra, relata a convivência dos índios com a natureza e todos os animais que fazem parte de onde vivem. A rotina de cada um respeitar seu habitat e conviver em harmonia.
Um livro completa o outro, de uma maneira que é interessante ler um na sequência do outro para mostrar a diferença e a possibilidade de mudarmos algumas crenças quando nos tornamos adultos, que nem tudo que pensávamos quando éramos crianças levamos para a vida adulta, e como podemos evoluir observando melhor a natureza e respeitando cada ser que dela faz parte.
:)