Minha relação com o México teve início quando decidi buscar a biografia de Chavela Vargas. Como ela havia escolhido o país para viver, há muitos anos, acabei pesquisando muito sobre a cultura mexicana e acabei descobrindo a história de Frida Kahlo, entre tantas outras lindas descobertas.
Em 2009, meses depois de minha primeira estada na Cidade do México, no mesmo Instituto Tomie Ohtake, decidi ver o único quadro de Frida Kahlo presente na exposição "Latitudes: mestres latino-americanos", que era um quadro com colagens e um vestido verde pendurado num varal. Nesse dia, conheci o quadro mais lindo de todo o universo! De uma pintora que eu nunca havia escutado falar: Remedios Varo, Lembro claramente o que senti ao ver o quadro "Papilla estelar" Fiquei completamente encantada com a luz que ele emanava e com a imagem em si: uma pessoa alimentando a lua que estava presa em uma gaiola. O brilho, a suavidade da expressão dos personagens, a delicadeza e a simetria, cada pincelada era de um encanto tão harmônico, que nunca pude esquecer tanta beleza.
E como nada acontece por acaso, meses depois, de volta ao México, visitando o Museu de Arte Moderna para ver o famoso "Las dos Fridas", eis que me deparo com uma grande exposição de Remedios Varo. Muitos quadros, desenhos maravilhosos e delicados, história e gatos e....naquele dia ela se tornou minha pintora favorita. Todas as obras mexiam comigo, todas, sem exceção. Outra vez Frda me levou à Remedios Varo.
Desta vez, aqui no Brasil não poderia ser diferente: o ícone Frida Kahlo encabeçou a exposição com outras artistas mexicanas ou radicadas no México, e entre elas...
Remedios Varo e Leonora Carrington eram amigas e pintavam obras semelhantes, surreais e que se complementavam. Nesta exposição, seus quadros estão sempre juntos. A primeira obra de R.V. da exposição se chama "Mulher saindo do psicanalista", onde a personagem joga o espírito do pai em um bueiro, cheio de representações. Emocionante!
Adorei a oportunidade de ver os quadros de Frida que não conhecia e todas as outras lindas obras surrealistas dessas grandes artistas. Descobri que gosto mais dos desenhos de Frida do que de seus quadros.
#Somos todos #somos todas mexicanas # somos todos artistas #Viva México!
Mulher saindo do psicanalista
Detalhe para o rosto de madrepérola do flautista (acima)
Desenhos de Frida
Desenho de Frida
Nenhum comentário:
Postar um comentário